iPOPBRASIL

#1 TEMPORADA

QUEM SOMOS

ISABELLE ANCHIETA

Co-criadora do reality Iniciativa-Pop. É também professora convidada da pós-graduação de História da USP, doutora em Sociologia pela mesma instituição, mestre em Comunicação Social e formada em Jornalismo pela PUC. Recebeu prêmio como Jovem Socióloga pela ISA e UNESCO, sendo a única brasileira premiada nesta competição Mundial. Recebeu distinção acadêmica pela defesa de sua tese pela USP em 2014 e foi destaque acadêmicos no curso de Jornalismo. Atuou como editora de texto e âncora da Rede Globo Minas e documentarista da TV Cultura. Recebeu em 2008 o prêmio Rumos Itaú Cultural como Jornalista Cultural. Tem dois livros publicados e administra 5 redes sociais. Dentre suas redes está a página “Iniciativa Pop Brasil”, criada em junho de 2013 em razão das manifestações sociais no país.

JUÍZ MÁRLON REIS

Idealizador e articulador do projeto de Lei “Ficha Limpa” e atualmente do Eleições Limpas. “É juiz de Direito, Titular da 58ª Zona Eleitoral do Maranhão. Foi o primeiro juiz à impor aos candidatos a prefeito e a vereador revelar os nomes dos financiadores de suas respectivas campanhas antes da data da eleição. Marlon Reis é um dos fundadores do “Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)”.Foi agraciado com o prêmio do Instituto Innovare em 2004, na categoria Juiz Individual, em reconhecimento as suas práticas pela melhoria da Legislação Eleitoral no Estado do Maranhão. Em junho de 2014 lançou o livro “O Nobre Deputado” - Relato chocante (e verdadeiro) de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira”.

EDSON DE RESENDE CASTRO

Promotor Eleitoral em Minas Gerais; Coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral de Minas Gerais; Professor de Direito Civil, do Consumidor e Eleitoral na Universidade de Alfenas; Professor de Direito Eleitoral no Curso de Formação de Promotores de Justiça, do Ministério Público de Minas Gerais; Palestrista de Direito Eleitoral em diversos Estados da Federação.

LEONARDO AVRITZER

Presidente da Associação Brasileira de Ciência Política e professor pela UFMG, Leonardo Avritzer tem pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology e doutorado em Sociologia Política - New School for Social Research. Foi professor visitante da USP (2004), da Tulane University (2008) e da Universidade de Coimbra (2009). Foi diretor da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. É autor dos seguintes livros: Democracy and the public space in Latin America (2002) e A moralidade da democracia (1996) - prêmio melhor livro do ano (ANPOCS).

IZABELA CORRÊA

A jovem Izabela Corrêa é doutoranda em Ciência Política pela London School of Economics and Political Science, mestre em ciências políticas pela mesma instituição e pela UFMG. Graduada em Administração Pública pela Escola de Governo – Fundação João Pinheiro. Atuou como coordenadora da implementação da Lei de Acesso à Informação na Administração Pública Federal. Dentre suas atribuições foi responsável pela coordenação do Portal da Transparência do Governo Federal, inclusive de suas seções especiais, como: Transparência na Copa e Jogos Rio 2016 e de iniciativas para promover a divulgação de dados públicos em formato aberto e como diretora Substituta de Prevenção da Corrupção. Izabela foi co-fundadora do “Projeto Brasil” _ uma plataforma on-line que auxiliou a população a escolher seus candidatos durante as eleições presidenciais de 2014. Por sua trajetória e engajamento social Izabela Corrêa recebeu o prêmio jovens inspiradores em 2014. Vídeo de apresentação disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HWHP022Fslw

ELIAS PEREIRA DOS SANTOS

Mestre em Comunicação Social pela UFMG. É graduado em Comunicação Social / habilitação Rádio e TV (UFMG, 1994) e pós-graduado em Gestão Cultural (Senac-MG, 2011). Atua profissionalmente nas áreas de rádio e televisão há 20 anos, com foco principalmente na concepção, coordenação e apresentação de programas. Foi âncora do programa Caleidoscópio (TV Horizonte, 2001 a 2014). É um dos realizadores e apresentador do show de calouros Elias Sunshine Show (nascida em 1993, a iniciativa é realizada em auditórios de instituições de ensino e, em 2001, deu origem a uma série de programas televisivos veiculados na Rede Minas de Televisão). É professor do Curso de Comunicação Social dos Centros Universitários UNA e Newton Paiva desde 2005. De 2004 a 2015 foi o coordenador Executivo da Rádio UFMG Educativa e locutor do programa Conexões, da mesma emissora. Assumiu em abril de 2015 a direção artística da Rádio Inconfidência.

Dúvida ou Sugestões envie um e-mail para: ipopbrasil@iniciativapop.org